Noiva bonita é noiva saudável! – Por Denise Lima

Depois de receber um convite da blogueira Aline Farias, que contratou minha orientação nutricional para ficar mais linda e saudável no dia do seu casamento, resolvi dar algumas dicas exclusivas pra vocês de como se prepararem para ficarem maravilhosas no grande dia e em todos os outros dias também.

A gente sabe que além de todos os preparativos para o dia do casamento, uma das grandes preocupações das noivas, noivos e até de outros convidados especiais é estarem impecáveis. Para garantir o visual perfeito, não basta apenas o figurino ou o melhor cabeleireiro e maquiador. A alimentação tem um papel essencial , pois além de proporcionar as formas desejadas para aquele vestido mais justo, contribui  significativamente para pele e cabelos mais bonitos.  Por isso, aí vão oito dicas  sobre cuidados com a alimentação:

1. O ideal é começar uma dieta bem antes do grande dia, pois dietas muito restritivas, apesar de proporcionarem rápida perda de peso, resultam muitas vezes em desidratação e na recuperação rápida dos kg perdidos;

2. Para quem quer emagrecer, o primeiro passo é substituir guloseimas por frutas, aumentar o consumo de fibras presentes nos cereais integrais (pão, arroz, biscoitos, aveia, farelo de trigo etc.), vegetais folhosos e frutos e evitar frituras.  Fracione a dieta em 6 refeições, pois  longos períodos de jejum proporcionam a ingestão de maiores volumes e consequentemente a formação de gordura localizada (especialmente em dietas desbalanceadas);

3. Alguns alimentos podem auxiliar a perda de peso por exigirem maior gasto de energia durante o processo digestivo : são os alimentos termogênicos. Entre eles estão o ômega 3 (presente nos peixes ), chá verde, gengibre, linhaça, laranja, mostarda, e brócolis;

4. Para uma pele mais bonita , a dica é uma boa hidratação, é necessário a ingestão de  1,5 a 2 litros de água por dia, incluindo sucos naturais e chás, de preferência sem adição de açúcar;

5. Além da hidratação, a fotoproteção da pele é importante, especialmente em locais mais quentes onde é intensa a exposição aos raios UVA e UVB. Alguns nutrientes tem esse importante papel;

6. A Vitamina C – presente nos alimentos como laranja, limão, acerola, goiaba, abacaxi, maracujá e outros –  é precursora do colágeno e antioxidante (combate os radicais livres que causam o envelhecimento);

7. O betacaroteno e outros carotenoides (cenoura, jerimum,  melancia, tomate, pimentão vermelho) – Também possuem ação antioxidante e atuam na renovação da pele, unhas e cabelos;

8. Polifenóis (chá verde, suco de uva e vinho, ameixa etc), além de ação antioxidante, atuam beneficiando a função intestinal, mas não devem ser consumidos em grandes quantidades por apresentarem, em algumas situações, função antinutricional.

Então lanço a proposta: Que tal incluir nos preparativos do seu casamento os cuidados com a alimentação?! Noiva bonita é noiva saudável. Fica a dica da Nutricionista.

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2 comentários sobre “Noiva bonita é noiva saudável! – Por Denise Lima

  1. Adorei as dicas da Dra. Denise, pois além de orientar sobre como deve ser uma alimentação para perda de peso, também lembrou os benefícios de uma alimentação saudável como forma de conseguir beleza e saúde. Parabéns pela matéria!

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